Pontos Turísticos

Plano Estratégico do Turismo

GABINETE DO PREFEITO

26 de janeiro de 2023

Compartilhe:

APRESENTAÇÃO

Jaguaribara é um município do estado do Ceará, localizado no Vale Jaguaribe,  na Região do médio Jaguaribe, distante da Capital 225 km, com uma história única, onde em 2001 sofreu um grande impacto em sua estrutura demografia e social, devido à construção do Açude do Castanhão, que deixou submerso 2/3 do seu território, teve sua sede demolida, passando por uma reconstrução em um novo local, dando origem à primeira cidade totalmente planejada do estado do Ceará, a nova Nova Jaguaribara.


 HISTÓRICO DA CIDADE

A Origem do município de Jaguaribara remonta ao final do Século XVII quando foi estabelecida no local, uma fazenda destinada a criação de gado.
Em 1694 dada a forte resistência dos índios, ocupantes originais da área, seus 'proprietários' foram obrigados a se retirarem para as proximidades de Fortaleza, voltando anos mais tarde após vencida a resistência indígena.
O povoado de Santa Rosa constituiu-se de um desdobramento desta área, a qual foi transferida, em 1786 por doação de um dos herdeiros, para o patrimônio da Igreja católica. Elevada a condição de Vila, Santa Rosa, posteriormente denominado de Jaguaribara.

Em 31 de outubro de 1824, o povoado foi marcado pelo mais importante embate verificado no Ceará, entre as tropas imperiais e os componentes da Confederação do Equador que lutaram por um Nordeste independente.
Deste embate, realizado as margens do Rio Jaguaribe, resultou a captura e o assassinato de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Presidente da Confederação do Estado do Ceará. No ano de 1924, o Instituto Histórico do Ceará, ergueu no local denominado Alto dos Andrade, no Sítio Tapera, zona rural de Jaguaribara, um pequeno monumento ao herói. Supostamente seus restos mortais foram sepultados na capela do povoado.

Jaguaribara foi distrito de Jaguaretama, até que a Lei de nº 3.550 de 09 de março de 1957, promoveu-o a município, a denominação de Jaguaribara oficializou-se com o Decreto Lei nº 1.113 de 30 de dezembro de 1943, sendo uma referência á tribo tupi que habitava a região. Etimologicamente Jaguaribara significa Moradores do Rio das Onças. Em 1985 chegaram a Jaguaribara as primeiras notícias acerca da construção da barragem do Castanhão.


O FIM DA ANTIGA JAGUARIBARA E  
CONSTRUÇÃO DA NOVA CIDADE

A grande obra, maior reservatório hídrico do Brasil destinado para a irrigação, onde deixa submerso 2/3 (dois terços) do território de Jaguaribara, a antiga sede do município, que foi substituída pela primeira cidade planejada do Ceará, foram deslocadas aproximadamente 3.600 pessoas da área urbana), além do reassentamento da população rural da área a ser inundada e da área atingida pelas obras civis, o que implica no deslocamento de cerca de 8.000 pessoas residentes nos municípios de Jaguaribara, vale ressaltar que a nova sede conta com réplicas da antiga sede, sendo elas: a igreja matriz e ainda a igreja do Poço Comprido, antigo distrito do município


A estrutura física, agora escombros, desaparecerá debaixo das águas do Castanhão. Enquanto isso, a nova sede ganhava o aspecto de cidade, com seus equipamentos projetados, acolhendo o povo para a qual estava destinada.

Enquanto a nova sede ia sendo construída, a antiga estava com os dias contatos para desaparecer.  Após 16 anos de sonhos e expectativas, foi dada a partida e os moradores começavam a trilhar seu novo destino rumo a terra prometida, Iniciado o processo de transferência para a nova sede, o espaço que antes abrigou sonhos, desafios e conquistas era desocupado pela população e em breve viraria pó, retornando ao que fora anos atrás, com um aspecto nativo de solidão e abandono.

 

A NOVA JAGUARIBARA

Em pleno sertão cearense, sob um sol de 40º graus, e cercado de Caatingas, nasce a primeira cidade totalmente projetada do Estado do Ceará. Construída no Vale do Jaguaribe no interior do Ceará, a 250 Km de Fortaleza, a cidade de Nova Jaguaribara foi a primeira do Ceará a ser planejada com toda uma infra-estrutura, recebeu os habitantes da 'velha' Jaguaribara, onde a antiga cidade deu espaço para as àguas do Açude Castanhão, a maior obra hídrica do Estado do Ceará.  Um trabalho instenso e amplamente ousado dar vida a um espaço que antes era simplesmente mata nativa.

Inaugurada em 25 de setembro de 2001, a cidade trilha os novos rumos de sua história contando com novas oportunidades de desenvolvimento. Neste caminho que se refaz, Jaguaribara é uma referência histórica que ultrapassa fronteiras, onde o seu povo reescreve sua história, cultivando no coração a esperança de dias melhores.



AÇUDE CASTANHÃO

O Castanhão é atualmente o maior reservatório de água doce do Ceará. Foi instalado às margens do Rio Jaguaribe, próximo ao centro de Jaguaribara, compreende os limites geográficos de pelo menos quatro municípios cearenses: Jaguaribara (Nova Jaguaribara), Alto Santo, Jaguaretama e Jaguaribe, dadas as suas grandes dimensões.



Desde o Brasil Império a construção de barragens era considerada um dos mecanismos para ajudar a conviver com a seca. Em 1910, iniciaram os primeiros estudos topográficos e geológicos para a construção do Açude. O engenheiro americano Roderic Crandal, consultor da então Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS, hoje DNOCS, identificou o Boqueirão do Cunha, local apropriado para construir a barragem.



PONTOS TURÍSTICOS DE JAGUARIBARA

Jaguaribara possui em sua história aspectos interessantes de serem conhecidos e por isso tem um dos principais pontos fortes para atrair turistas curiosos por fatos reais e emocionantes. Em sua trajetória, Jaguaribara passou de palco de lutas armadas – inicialmente de índios e colonizadores, posteriormente por Lampião e depois forças imperiais contra componentes da confederação do Equador que lutava por um Nordeste independente liderado por Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, que sucumbiu no local - , lutas ideológicas e sociais contra a construção da Barragem do Castanhão à consumação da profecia de um beato que dizia que “O sertão vai virar mar” e também a primeira cidade planejada do Ceará e terceira do Brasil.

É por fatos assim e com uma cultura sobrevivente a tantas tribulações que este município possui um alto potencial nesse tipo de turismo.


ROTEIROS

Visita às ruínas da antiga cidade

IGREJA MATRIZ SANTA ROSA DE LIMA


Foi construída uma réplica da igreja matriz, se tornando assim um ícone da cidade e um dos pontos turísticos mais visitados.


AÇUDE CASTANHÃO

Um dos principais pontos turísticos de Jaguaribara, onde os visitantes podem desfrutar de suas águas realizando esportes aquáticos de aventura, pesca esportiva, passeios de barco, mergulhos além das aulas de campo em diversas áreas no turismo educacional para os ensinamentos aquícolas.


ESPORTES AQUÁTICOS

PESCA ESPORTIVA

O açude Castanhão proporciona muitas aventuras para os amantes da pesca esportiva, atraídos pelos os gigantes tucunarés, os esportistas vem de toda parte do País para desfrutar desse esporte através do "Pesque, Fotografe e Solte"  Atualmente o açude Castanhão mantém um recorde com a captura do maior tucunaré fisgado fora da bacia amazônica, pesando 11,880kg, seis vezes maior que o peso normal, é sem dúvidas um dos motivos para a realização de etapas do Campeonato Cearense.


RIO JAGUARIBE

Passeios de barco e Caiaque, banhos e piqueniques.


ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CASTANHÃO - SERRA DA MICAELA

A Estação Ecológica do Castanhão tem um enorme potencial para o Ecoturismo, além de servir de laboratório a céu aberto para estudo da flora e da fauna da Caatinga, com muitos exemplares ameaçados de extinção, Criada pelo Decreto s/nº de 27 de setembro de 2001, como medida compensatória dos impactos gerados pelo enchimento do Açude do Castanhão, a Estação Ecológica do Castanhão tem a tutela do ICMBIO que em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jaguaribara, busca proteger e preservar amostras do ecossistema de Caatinga ali existentes, possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica, programas de educação ambiental e ecoturismo. A referida Estação Ecológica possui uma área de 12.579,20 hectares e está localizada a aproximadamente 270 km de Fortaleza, nos municípios de Jaguaribara, Alto Santo e Iracema. A Serra da Micaela possui uma trilha com acesso pelo Município de Jaguaribara com 2,5km e altitude de 505 metros.


CICLOTURISMO

Expedições ciclísticas pela cidade, que possui ciclovias em todas as avenidas, além de trilhas em torno do açude Castanhão.


MUSEU CASA DA MEMÓRIA

"Casa da Memória Poeta Edberto Carneiro", Parada obrigatória do roteiro turístico Histórico Cultural, composta por acervo rico de objetos pessoais e familiares doados pelos moradores. Para que Jaguaribara não fique somente na memória dos moradores e inundada pelas águas do Castanhão, existe a Casa da Memória, um ambiente onde se volta no tempo e se conhece como as pessoas viviam, as coisas que usavam e os seus costumes.

A manutenção da memória tornou-se uma busca fundamental para moradores nessas duas décadas desde a mudança.


MUSEO DO CASTANHÃO

No local onde hoje está construída a torre da tomada d água, existia uma caverna conhecida popularmente como “Caverna do Doutor”, que serviu de residência e escritório a RODERIC. Interessante registrar que, no início da construção do Castanhão, durante as escavações da obra, encontrou-se um bloco de pedra com a enigmática inscrição: “REGIÃO DE SÃO SALVADOR CAVERNA DO MISTÉRIO OBRA DO FIM DOS TEMPOS 1893”. Nas escavações de solo foi encontrado um dente de um filhote de MASTODONTE, animal da família dos elefantes, que viveu na região milhões de anos antes.


PEDRA DO SINO

Pedra que emite som similar a de um sino, estava localizada no Rio da antiga Jaguaribara e foi transportada para a cidade nova, juntamente coma população, é um atrativo curioso para os turistas.


SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS – GRAVURAS RUPESTRES

O Sítio Arqueológico pertence atualmente à Estação Ecológica do Castanhão , ficam em abrigos naturais ou em locais próximos a fontes de água por razões óbvias, visto que ,os povos  Paleoíndios habitaram essas terras entre dois mil e oito mil anos atrás eram caçadores coletores nômades, eles procuravam se estabelecer, temporariamente, em locais onde existissem animais para a caça e árvores frutíferas que lhes provessem às necessidades básicas de subsistência. Na região do Vale do Jaguaribe, talvez pela inexistência de óxido de ferro, mineral utilizado como matéria-prima para as pinturas rupestres, os grafismos que encontramos são gravuras esculpidas nas próprias pedras, possivelmente, utilizando pedras com dureza superior, o local é de uma beleza natural ímpar, uma muralha de pedras com garganta rochosa que serve de passagem para um córrego, além dos grafismo rupestres, vários pilões usados para triturar sementes foram evidenciados neste local.


TILÁPIA TOUR

Um dos roteiros mais procurados por alunos e profissionais do segmento da Aquicultura. Visitas guiadas pelos os empreendimentos aquícolas no açude Castanhão, já foi o maior Produtor de tilápia do Brasil. Percurso inicia desde a produção de alevinos até a fabricação de sub produtos.

 

Visitas guiadas e palestras

  • APOVEITAMENTO DOS RESÍDUOS – PELE -
    Curtimento para transformação em couro e produção de peças
  • PRODUÇÃO DE TILÁPIAS
    Todas as fases (alevinagem e engorda)
  • PROCESAMENTO DO PESCADO – PRODUÇÃO DE PRODUTOS
    (Filé, fish búrguer, linguiça de peixe, bolinhas, etc.)
  • APROVEITAMENTO DA PELA PARA USO NA MEDICINA - PROJETO UFC QUEIMADOS
  • APROVEITAMENTO DAS VÍSCERAS PARA FABRIÇÃO E SABÃO BIODÍESEL


CITY TOUR – CIDADE PLANEJADA

Passeio pelas ruas largas da cidade, ouvindo histórias curiosas sobre a mudança para a nova sede, 100% saneada, com acessibilidade aos cadeirantes e ciclovias por todas as avenidas.


CALENDÁRIO DE EVENTOS

JANEIRO – Festa do Padroeiro São Gonçalo (10/01)

FEVEREIRO -  Carnaval

MARÇO - Festa de Emancipação Política (09/03)

ABRIL

MAIO- CastPesca – Campeonato de pesca esportiva do açude Castanhão

JUNHO - Festival de Quadrilha Junina

JULHO - FestPeixe

AGOSTO - Festa da Padroeira Santa Rosa de Lima (30/08)

SETEMBRO -  Aniversário da Cidade (25/09) Pedal do Cuscuz (evento ciclístico)

OUTUBRO

NOVEMBRO CastPesca - Campeonato de Pesca Esportiva

DEZEMBRO - FENEG -  Feira de Negócios/ Tradicional Reveillón (31/12)

CALENDÁRIO DE FESTAS PARTICUARES

Vaquejada Parque José Nogueira do Batazar

Vaqejada Parque Maria Martins

Pré Natal – Amigão Clube

Natal -  Sparsus clube

Semana Santa – torneios do vinho


TRABALHOS REALIZADOS PELO PODER MUNICIPAL

ü  Capacitações para os jovens – guias comunitários e guias turísticos;

ü  Envolvimento das comunidades rurais para fazer parte do roteiro de turismo rural;

ü  Incentivo ao turismo receptivo domiciliar;

ü  Parcerias com entidades para desenvolver projetos;

ü  Projeto de urbanização da margem esquerda do Castanhão;

ü  Divulgação dos atrativos turísticos em programas de televisão e web tv – rádios – redes sociais;

ü  Realização de eventos;

ü  Realizações de cursos para bares, restaurantes e outros profissionais do setor;

ü  Realização constante de campanha para cadastro no Cadastur;

ü  Implantação do cat – centro de atendimento ao turista;

ü  Elaboração de pacotes para vendas através de agências;

ü  Criação de marca para o Turismo no Município.


PACOTES TURÍSTICOS
#partiujaguaribara

Venha conhecer os encantos da primeira cidade planejada do Ceará !
Secretaria Municipal de Turismo - (88) 99835-7526

ü HIstórico cultura;

ü Açude Castanhã;

ü Trilha Serra da Micaela;

ü Esprote Aquáticos;

ü Cicloturismo;

ü Pesca esportiva;

ü Passeio de barco;

ü Expedição educacional;



Relacionados

MODELO DE DECLARAÇÃO DE DESISTÊNCIA DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

DECLARAÇÃO DE DESISTÊNCIA

GABINETE DO PREFEITO

7 de agosto de 2023