Notícias

Secretaria de Saúde realizou, em parceria com o SAMU (192), capacitação em saúde para linha de cuidados ao paciente vítima de AVC ou infarto

SECRETARIA DE SAÚDE

3 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos últimos tempos, o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) causa 6,5 milhões de mortes no mundo, sendo ainda o principal motivo de incapacidade pelo seu pontencial em ocasionar sequelas graves em nível global. No nosso país, o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e o diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas, informa o Ministério da Saúde (MS). 


Para promover uma oportunidade aos servidores da urgência e emergência que atuam no município atualizarem seus conhecimentos relativos ao AVC e infarto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), uma capacitação voltada a esses profissionais. A ação, intitulada “Curso Infarto e AVC: Como identificar e o que fazer?", ocorreu nessa última semana, no Centro de Saúde Maria Felícia de Almeida.


A capacitação tem como objetivo orientar os profissionais para a assistência integral ao paciente, tentativa de redução de casos; inclusivamente, abordar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, seguindo as orientações propostas pelo Ministério da Saúde. 


Essa atualização é de suma importância para a aplicação de atendimentos clínicos rápidos, pelas equipes de saúde, afim de aumentarem as chances de recurperação do AVC, por exemplo. Visto que, trata-se de uma doença tempo-dependente: quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação. Além de todo cuidado necessário para a identificação e atendimento dos casos de infarto.


Relacionados

Jaguaribara nota máxima na saúde

Jaguaribara nota máxima no ranking de atenção básica

SECRETARIA DE SAÚDE

7 de fevereiro de 2023